A Júlia tem cinco anos e está começando a ser alfabetizada na pré-escola! Parece simples, mas o começo dessa história não foi nada fácil…
Aos 6 meses de idade, a mãe Alessandra percebeu que os olhinhos da Júlia tremiam muito, mas na época a pediatra disse que não era nada demais. Depois, quando começou a dar os primeiros passos, a deficiência visual ficou mais evidente, porque ela vivia batendo o rosto nos móveis de casa.
Em 2016 ela chegou à Fundação Dorina, passou a receber atendimento oftalmológico especializado e finalmente teve um diagnóstico preciso.
Foi constatado que ela tinha nistagmo, um tremor involuntário dos olhos que pode causar a perda da visão, dores de cabeça, náuseas, entre outros sintomas. Além disso, os olhinhos dela são hipersensíveis à luz. Nossa equipe identificou que ela precisava de óculos escuros especiais, e não deu outra!
A partir daí, a Julia progrediu muito! Além do oftalmo, ela também recebeu atendimento pedagógico e terapia ocupacional para desenvolver suas habilidades intelectuais e motoras.
Agora, na escolinha, a Júlia vai precisar de recursos de acessibilidade para alunos com baixa visão, como livros didáticos especiais. Mas o mais importante é que agora ela está pronta pra começar a trilhar o caminho dos estudos junto com as outras crianças da idade dela!
Faça parte
Quando você doa para a Fundação Dorina, muitas outras crianças com deficiência visual como a Júlia têm acesso à reabilitação gratuita!
Você também pode fazer parte dessa história! Deixe seu telefone AQUI e ligamos para você, ou faça uma doação online e financie nosso trabalho!