Brincar sem Fronteiras

Descrição da imagem: Logotipo Brincar sem fronteiras

O projeto Brincar Sem Fronteiras: coleção de jogos recreativos e inclusivos, viabilizado pelo FUMCAD, promove a inclusão de pessoas com e sem deficiência nos processos de aprendizagem escolar com jogos e brincadeiras que articulam aspectos cognitivos, afetivos, sociais e culturais na perspectiva do respeito às diferenças e da superação das desigualdades.

Serão distribuídos 21 mil jogos para 1.000 Unidades Educacionais de Educação Infantil, Ensino Fundamental e de Ensino Médio, do município de São Paulo.

Cada escola receberá kits formados por jogos diversos como tabuleiros, cartas, dedoches, quebra-cabeças, entre outros totalmente inclusivos e nos formatos acessíveis: tinta-braille, áudio ou digital.

O projeto já realizou reuniões com representantes das 13 Diretorias Regionais de Ensino e segue em 13 práticas de formação continuada para cerca de 390 educadores das escolas da rede pública de ensino no município de São Paulo, habilitando-os para o uso dos kits e discursando sobre a inclusão escolar e social de crianças e adolescentes cegos e com baixa visão.

Nossos Kits

Kit 1- para crianças de 0 a 5 anos de idade (Educação Infantil): 1 Tangram, 1 quebra-cabeça tipo jogo da memória, 2 quebra-cabeças tradicionais e 1 livro A História da Bolinha Curiosa (de Edson Gabriel Garcia), todos em tinta-braille, além de 1 CD de músicas do grupo Barbatuques e 1 Caderno de Formação para Professores.

Kit 2- para estudantes de 6 a 12 anos de idade (Ensino Fundamental I): 1 jogo Cidade Educadora e 3 Almanaques, todos em tinta-braille, além de 1 livro digital acessível Drufs (de Eva Furnari) em ePUB3 e 1 Caderno de Formação para Professores.

Kit 3- para estudantes de 13 a 17 anos de idade (Ensino Fundamental II e Ensino Médio): 1 jogo tipo Super Trunfo, 1 jogo Cenas Urbanas e 2 Almanaques, todos em tinta-braille, além de 1 livro digital acessível Um Outro País para Azzi (de Sarah Garland) em ePUB3 e 1 Caderno de Formação para Professores.

São 3 jogos digitais, de perguntas e respostas, para os alunos testarem seus conhecimentos e desenvolverem novos saberes sobre três temáticas abrangentes e interdisciplinares:  Cidadania planetária, Povo brasileiro e Quebra de barreiras.

Passo a Passo

1. Baixe o jogo desejado.
  2. Extraia o arquivo compactado utilizando um programa como 7-Zip, WinZip ou WinRar.
  3. Na pasta criada, abra o arquivo com ícone de personagem.
  4. No Menu Inicial, você pode começar uma nova partida, saber as pontuações, assistir a uma apresentação dos personagens da história ou consultar o tutorial do jogo.
  5. No início de cada partida, defina a quantidade de jogadores (de 1 a 4). São 12 perguntas que valem 100 pontos cada. Para responder, clique na alternativa que deseja ou aperte o número correspondente no teclado.
  • Descrição da imagem: Logo da Fumcad
  • Descrição da imagem: Logotipo da CMDCA