Cursos e Palestras

Para contribuir com a inclusão e autonomia de pessoas cegas e com baixa visão proporcionamos programas de reabilitação, educação especial, empregabilidade e acesso à informação, além da produção e distribuição de livros em braille, áudio e Daisy.

Um dos nossos pilares principais é a disseminação do conhecimento. Aqui, você confere os cursos e palestras que promovemos para aproximar o tema da deficiência dos mais diversos públicos e da comunidade.

Os cursos livres de qualificação profissional ministrados na Fundação Dorina Nowill para Cegos,  tem por objetivo contribuir com o processo de formação e qualificação profissional de pessoas com deficiência visual (cegos e baixa visão) que buscam se preparar para a primeira oportunidade profissional e também para aqueles que já estavam estabelecidos profissionalmente desempenhando suas atividades, porém ao perderem a visão, não foi possível adaptação para o desenvolvimento/execução dessas atividades, ou seja, processo de redirecionamento de carreira.

Os cursos são organizados de acordo com alguns critérios pré-estabelecidos para proporcionar aos alunos acesso à importante base teórico-prática-comportamental através das diversas disciplinas ofertadas, e condições para que este possa desenvolver-se e aprimorar suas habilidades e competências, visando concorrer as vagas disponíveis no mercado de trabalho.

Efetuamos pesquisas de opinião junto aos interessados em qualificação profissional, analisamos a demanda de vagas disponíveis no mercado, profissões que estão surgindo, selecionamos profissionais para ministrar os cursos com vivência profissional comprovada para que possamos ofertar cursos com a qualidade, atualizados e de acordo com o que atenderá a demanda de formação exigida atualmente no mercado.

Os cursos foram divididos por segmentos: Administrativos, Comportamental, Empreendedorismo e Inovação e Qualidade de vida. Cada curso possui um conteúdo programático e carga horária pré-definidos, que podem estar disponíveis na grade de cursos ofertados naquele período ou não.

São ministrados nos formatos EaD, semi-presencial e Presencial, com a utilização de recursos tecnológicos acessíveis como as aplicações TEAMS, Leitor de Tela NVDA e ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

Todos os cursos são patrocinados por empresas parceiras através de projetos com prazo de execução determinado.

Administrativo

• Atendimento ao cliente: Objetiva capacitar o aluno nas diversas técnicas de atendimento ao cliente. Propor discussões e reflexões visando a busca de ações e procedimentos para atingir a excelência em serviços de atendimento, gerando resultados positivos para a empresa, bem como a satisfação do cliente.

Carga Horária: 60h (3600min)

• Auxiliar Administrativo: Qualificar o aluno no desempenho de tarefas administrativas, contábeis, financeiras, logísticas e de recursos humanos das empresas. Estimular o aluno a desenvolver postura empreendedora e proativa, objetivando a soluções criativas e inovadoras nas atividades laborais diárias. Desenvolver habilidades interpessoais, organização e de liderança.

Carga Horária: 120h (7200min)

• Informática: Capacitar o aluno a compreender conceitos básicos da informática, da computação e das redes de computadores. Possibilitar a utilização do sistema operacional Windows, bem como proporcionar conhecimentos básicos do Pacote Office (Windows, Word, Excel, Outlook), além de Internet e Digitação aplicados ao mundo do trabalho, com a utilização do leitor de tela NVDA. Fornecer informações sobre o uso dos programas Jaws e Virtual Vision, bem como discutir assuntos relevantes e atuais sobre o mundo digital.

Carga Horária: 100 horas (6000min)

• Excel Básico ao Intermediário: Com o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades simples que permitem a elaboração e manipulação dos dados das planilhas eletrônicas e gráficas do programa – até o grau intermediário, que possibilita o uso de fórmulas embasadas em raciocínio lógico, entre outros recursos.

Comportamental

Comportamental – Adolescentes de 12 a 17 anos

• Desenvolvendo Talentos: Realizada em grupos, trabalha a expressão corporal por meio de linguagem artística como teatro e música.

Carga horária a definir

• Oficinas de Inclusão digital: Destinada a aprendizagem dos recursos de acessibilidade, tecnologias assistivas e pacote Office.

Carga horária a definir

Empreendedorismo e Inovação

• Empreendedorismo Digital – Como criar seu próprio negócio: o aluno terá aulas teóricas sobre técnicas e ferramentas visando estruturar e gerenciar seu próprio negócio utilizando meios virtuais, como a internet, para comercializar serviços ou produtos, sem a necessidade de espaços físicos.

Carga horária: 60 horas (3600min)

• Marketing Digital: O curso capacitará o aluno para atuar tanto de forma autônoma quanto em empresas. Serão ministradas aulas teóricas sobre Marketing, estratégias para aquisição de novos mercados e clientes, venda de produtos e difusão de ideias utilizando a internet e todos os recursos digitais disponíveis, que, associados às ferramentas de marketing, contribuem para a maior visibilidade de companhias e empreendimentos, e, consequentemente, a possibilidade de novos negócios.

Qualidade de vida

• Massoterapia: Capacitar o aluno na aplicação das técnicas de Massagem Quick Massage e Reflexologia Podal, além do contato com os conceitos do Empreendedorismo, para aqueles que desejam trabalhar em empresas de diversos segmentos e principalmente, como prestadores de serviços ou autônomos, montando seu próprio negócio.

Carga Horária: 120 horas (7200min)

Para os interessados em formação através dos cursos livres existem alguns pré-requisitos:

• Idade mínima: 17 anos

• Grau de escolaridade: finalizando ou ter concluído o ensino médio

• Não ser aposentado por invalidez

• Ter computador e celular com acesso à internet

Cadastro de interessados e Inscrições em nosso e-mail [email protected]