A Fundação Dorina Nowill para Cegos e a Fundação LEGO (FL) têm imenso prazer em apresentar o LEGO® Braille Bricks, um recurso pedagógico para as crianças com e sem deficiência visual, seus familiares e educadores, desejando que todos brinquem e aprendam juntos.

As peças representam o alfabeto Braille e a respectiva (letra/número) impressa, tornando-se um poderoso recurso no processo de alfabetização, inclusão e lazer de crianças com ou sem deficiência visual.

Programa Braille Bricks Brasil

Esse programa é formado pelo produto LEGO® Braille Bricks e pela metodologia de uso, sendo uma iniciativa globalmente inovadora da Fundação Dorina em parceria com a Fundação Lego, e com o apoio da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e do Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES), por meio do Curso de formação para educadores.

O principal objetivo do programa é promover o aprendizado do Sistema Braille de forma lúdica, criativa e inclusiva durante o processo de pré-alfabetização e alfabetização de crianças com deficiência visual de 4 a 10 anos.

Critérios

O Programa Braille Bricks Brasil prevê a doação do Kit LEGO® Braille Bricks e o curso de formação para uso do recurso pedagógico, sendo que:

Esses kits serão distribuídos pela Fundação Dorina no período de 2021 a 2022

A Fundação Dorina fará a escolha dos municípios que receberão as doações.

As parcerias serão feitas com as secretarias municipais de educação e com as organizações especializadas na área da deficiência visual que atendem crianças de 4 a 10 anos de idade em processo de pré-alfabetização e alfabetização.

De acordo com a parceria LEGO/Fundação Dorina, os kits NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS.

Como Usar

Além da pré-alfabetização e alfabetização, o LEGO® Braile Bricks pode ser utilizado em outras áreas do conhecimento, como, por exemplo, na matemática.

Realização