Projetos incentivados

Introdução

Destinar parte do Imposto de Renda para projetos da Fundação Dorina Nowill para Cegos é a forma que muitas pessoas e empresas encontram para colaborar com o desenvolvimento social!

Assim, você sabe exatamente onde seu imposto está sendo aplicado, provendo melhorias na educação, saúde, cultura, capacitação profissional e outros serviços para as pessoas cegas e com baixa visão.

As Leis de Incentivo Fiscal, bem como qualquer incentivo dessa natureza, são um instrumento usado pelo governo para estimular atividades específicas, por prazo determinado.

O objetivo destes benefícios fiscais é estimular o desenvolvimento do país por meio da redução de impostos. Bacana, né?

Na prática, o poder público abre mão de uma parte dos recursos que receberia, para incentivar a execução destas iniciativas, em benefício da sociedade. O investidor, por sua vez, apoia causas que se alinham com sua proposta de valor e podem potencializar seu impacto na sociedade.

Doar através de incentivos fiscais é mais simples do que você imagina e sua doação fará a diferença na vida de milhares de pessoas cegas e com baixa visão!

Conheça abaixo as leis com possibilidade de abatimento em Imposto de Renda:

Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA)

Destine parte de seu Imposto de Renda devido para o Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo. Assim, você contribui para a realização de projetos e de um futuro com mais oportunidades para as crianças e adolescentes da Fundação Dorina.

Pessoa Física: pode destinar até 6% do Imposto de Renda Devido, incluindo todas as doações, desde que utilize o modelo completo de declaração de imposto de renda.

Pessoa Jurídica: pode destinar 1% do Imposto de Renda Devido de empresas tributadas com base no lucro real, desde que utilize o modelo completo de declaração de imposto de renda.

Conheça abaixo os projetos de CONDECA em captação e com possibilidade de abatimento em Imposto de Renda:

Projeto “Programa de Habilitação e Reabilitação para autonomia de crianças e adolescentes com Deficiência Visual” (CAC 0032)

O projeto prevê a realização de atendimentos especializados para a autonomia e independência de 160 crianças e adolescentes, em diversas especializações, bem como a realização de 30 visitas em escolas, com a pedagogia itinerante, e oferecimento de oficina de Sistema Braille e transcrição de materiais.

Prazo de captação: 30/04/2024

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD)

O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) da Prefeitura de São Paulo, por meio da conscientização da utilização da renúncia fiscal do Imposto de Renda, busca beneficiar projetos de entidades aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O seu Imposto de Renda é a principal fonte de captação de recursos do FUMCAD da cidade de São Paulo e sua utilização não traz ônus a quem contribui.

Passo-a-passo para doar:
1. Faça a estimativa do imposto de renda a pagar. Acesse o simulador da Receita Federal

1. Acesse o site https://fumcad.prefeitura.sp.gov.br/Colaboracoes/ComoColaborar
  2. Clique em Doação Direcionada.
  3. Escolha a entidade “Fundação Dorina Nowill para Cegos” e um dos nossos projetos disponíveis para doação
  4. Preencha os dados da empresa e clique em Confirmar. Em seguida, confirme a geração do boleto clicando em Finalizar Doação.
  5. Após o pagamento, encaminhar o comprovante para o e-mail [email protected]

Importante: para abatimento de 6% (PF), a doação precisa ser feita até o dia 31 de dezembro. Em caso de doação no momento da declaração do IR, o abatimento máximo permitido é de apenas 3%.

Conheça os projetos de FUMCAD em captação e com possibilidade de abatimento em Imposto de Renda:

Esporte para a Vida: Incluindo com Práticas Esportivas

Auxiliar na comunicação, aprendizagem, coordenação motora, incentivo ao esporte, expressão e desenvolvimento de 120 crianças e adolescentes (0 a 17 anos) com deficiência visual, de modo a desenvolver as necessidades físicas, motoras, sociais e cognitivas do indivíduo ou do grupo, através de atividades esportivas complementares ao programa atual de habilitação e reabilitação.

Prazo de captação: 27/09/2024

Clique para mais informações do projeto

Estímulos Literários – Uso dos Sentidos para Experiências de Leitura

O projeto tem como objetivo a produção, editoração e impressão de livros de histórias infantis inéditas para crianças com deficiência visual, produção de audiobooks e bonecos 3D enquanto elementos complementares a leitura do livro. Ainda, atividades de estímulo a leitura, no município de São Paulo.

Prazo de captação: 04/07/2025

Lei de Incentivo à Cultura  (Rouanet)

É a Lei de incentivo à cultura vinculada à Secretaria Especial da Cultura, que prevê a destinação de 4% para empresas e 6% de pessoas físicas do IR.

Passo-a-passo para doar:

Entre em contato através do e-mail [email protected] informando sua intenção de doar através dessa lei, informando também os dados do doador (nome completo, CPF, endereço e telefone), necessários para a elaboração do comprovante de doação.

Após a identificação do depósito, a Fundação Dorina emitirá o recibo ao doador que servirá como comprovante para que a renúncia fiscal se efetue.

Fundação Dorina Nowill para Cegos: celebrando 80 anos de inclusão no Brasil

O projeto tem como objetivo o lançamento de um box contendo 5 livros em formato tinta braille, falado e digital acessível, cujo conteúdo é a história da Fundação Dorina Nowill para Cegos, em comemoração aos 80 anos da organização. Ainda, como produto secundário, será realizado o Encontro Nacional da Rede de Leitura Inclusiva no município de São Paulo.

IMPORTANTE: ESTE PROJETO ENCONTRA-SE EM FASE DE APROVAÇÃO

PROAC

Acervo Dorina Nowill: Documentação e Conservação

O projeto tem como objetivo executar ações de documentação e conservação preventiva do acervo histórico e documental da Fundação Dorina Nowill para Cegos, a fim de disponibilizá-lo para consulta e difundi-lo para a sociedade de modo geral.

Prazo de captação: 31/12/2024

PRONAS

Visão além dos olhos: integração e expressão por meio de oficinas multisensoriais para pessoas com deficiência visual

Esse projeto tem como objetivo executar oficinas multidisciplinares de modo a complementar o trabalho realizado no âmbito do Programa de Habilitação e Reabilitação.

Serão atendidos por esse projeto 450 joven e adultos com deficiência visual e baixa visão.

O foco do projeto é trabalhar com estímulos e expressões provocadas pelas linguagens do teatro, musicografia, artes visuais, dança livre, capoeira e massoterapia, de modo a garantir a autonomia e independência de pessoas com deficiência visual e baixa visão.

IMPORTANTE: ESTE PROJETO ENCONTRA-SE EM FASE DE APROVAÇÃO

Em breve teremos novos projetos!