Biblioteca Circulante do Livro Falado

Produzimos para o mercado editorial livros em braille, falados e digitais acessíveis. Para saber mais, entre em contato com [email protected]

O que é?

A Biblioteca Circulante de Livro Falado tem como objetivo efetuar empréstimo de livros falados, gratuitamente, a todas as pessoas cegas e com baixa visão residentes no Brasil.

Para atender a necessidades e interesses educacionais e culturais das pessoas cegas e com baixa visão, a Biblioteca Circulante oferece um acervo variado de títulos em áudio, entre clássicos da literatura nacional e estrangeira, obras de leitura obrigatória para vestibulares e os mais recentes “best-sellers”.

A biblioteca conta com um acervo de mais de 1.600 títulos falados, disponíveis para empréstimo a pessoas com cegas e com baixa visão de todo o País.

Como funciona?

O serviço de empréstimos é feito mediante cadastro, com preenchimento de ficha de inscrição específica. No ato da inscrição, o leitor recebe o catálogo de obras disponíveis para empréstimo, e deve selecionar de 15 a 20 títulos de seu interesse.

Essa relação de títulos deve ser entregue, juntamente com a ficha preenchida, e ficará registrada no prontuário do leitor. Quando a maioria das obras listadas já tiver sido recebida, a lista pode ser renovada. A inscrição só será efetivada quando a primeira lista de solicitações for entregue.

Regulamento

• Prazos: O leitor tem o direito de retirar três obras por vez e podendo permanecer com elas por 60 dias. Eventuais prorrogações deverão ser feitas por telefone ou e-mail e estarão sujeitas a análise antes da aprovação.
  • Remessas: As remessas de livros são feitas automaticamente, com base na lista de pedidos do cliente, sempre que a biblioteca receber a devolução da(s) obra(s) emprestada(s). Quando a lista contiver poucas obras, o leitor será notificado e receberá um catálogo atualizado para seleção de novos títulos. Clientes sem lista de pedido ou com obras em atraso não receberão nova remessa.
  • O catálogo enviado deve ser devolvido à Biblioteca após a seleção de títulos. O leitor poderá solicitar novo catálogo atualizado para consulta sempre que necessário.
  • O leitor pode escolher, alterar ou substituir, a qualquer tempo, sua lista de solicitações, por escrito, respeitando o limite de pedidos de 20 títulos.
  • Circulação: Os empréstimos são efetuados pessoalmente ou por correio. Os leitores que optarem por fazer empréstimos e devoluções pessoalmente devem fazê-lo diretamente com os funcionários da Biblioteca, respeitando os horários de atendimento. No caso da utilização do correio, os livros devem ser devidamente embalados em envelope ou papel resistente e enviados para: Fundação Dorina Nowill para Cegos – Biblioteca – Rua Dr. Diogo de Faria, 558 – São Paulo – SP – CEP04037-001. As remessas de livros podem ser feitas gratuitamente com o uso do cecograma.
  • O leitor pode pedir a suspensão temporária ou o cancelamento do atendimento, a qualquer momento. As listas de pedidos serão mantidas durante 60 dias. Após esse período, se não houver reativação pelo leitor, elas serão automaticamente canceladas.
  • Penalidades: O leitor é diretamente responsável pela obra emprestada. No caso de perda ou dano por má utilização, o leitor ficará obrigado a enviar dois CDs virgens por título extraviado ou danificado. Os empréstimos ficarão suspensos até que a situação seja regularizada.
  • Leitores cancelados podem reativar seu cadastro enviando, a qualquer momento, nova lista de pedidos.
  • É proibido emprestar ou transferir a outra pessoa, mesmo que usuária, as obras recebidas.

A Biblioteca conta com a colaboração do leitor na manutenção do acervo. Na devolução, qualquer problema apresentado durante a utilização das obras deve ser relatado, da forma mais detalhada possível, para que sejam providenciados os devidos reparos.

Cadastro

Para utilizar o serviço de empréstimos, é preciso preencher ficha de cadastro específica. A inscrição pode ser feita pessoalmente, pelo correio, por e-mail ou pelo site.

Horário de atendimento
Atendimento ao público: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h.
Telefones: (11) 5087-0991 / 5087-0990

Cecograma

O cecograma isenta a pessoa cega e com baixa visão das taxas de postagem de materiais com braille. Para utilizá-lo, basta colocar um dos selos abaixo no lugar dos selos tradicionais dos correios.

O cecograma poderá ser enviado com registro ou com AR (aviso de recebimento), sem cobrança. Caso tenha qualquer dificuldade em enviar o material sem cobrança, solicite o telefone da agência e o nome de um responsável e entre em contato conosco pelos telefones (11) 5087-0990 ou 5087-0991.

Para mais informações sobre o cecograma consulte o link:

Modelo de utilização do cecograma no envelope ou pacote e alguns “selos” para cópia:

modelo-cegograma