Durante a quarentena, experimente fazer um tour virtual pelos acervos
Hoje, 18 de maio, é celebrado o Dia Internacional dos Museus. A data homenageia essas instituições que são um importante meio de intercâmbio e enriquecimento cultural, formação de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos.
Mas, em plena pandemia do novo Coronavírus, na qual o mundo todo vive em distanciamento social, como comemorar essa data sem visitar qualquer museu? Em alguns países da Europa, onde a situação já está mais controlada nesse momento, o dia será marcado pela reabertura de alguns museus. Algo que, aqui no Brasil, ainda não é possível.
No entanto, temos alternativas. Muitos museus brasileiros estão abrindo as portas para visitas online, de modo que o público não precise sair de casa para ter contato com a cultura.
O Centro de Memória da Fundação Dorina Nowill para Cegos permanece com suas atividades presenciais suspensas. Mas, para quem deseja estar em contato com a temática da deficiência visual no universo museológico, como é o caso do nosso Centro de Memória, temos uma ótima dica: o Museu da Organização Nacional de Cegos da Espanha (ONCE) está disponibilizando visitas online.
Protagonismo cultural
Cada vez mais, ouvimos notícias de museus que estão se adaptando e se tornando acessíveis para receber os mais diversos grupos de pessoas com deficiência, afinal, ter acesso a espaços públicos é um direito de todos.
Porém, o que ainda não vemos com tanta frequência é o trabalho e o protagonismo das pessoas com deficiência representados nas produções artísticas e culturais. Poucos museus ao redor do mundo mantêm em seus acervos obras produzidas por artistas com deficiência e um deles é o Museu Tiflológico da ONCE.
A Organização Nacional de Cegos da Espanha é uma instituição que apoia outras inúmeras organizações que atendem pessoas cegas e com baixa visão pelo mundo. Entre diversas ações, a ONCE mantém um museu com coleções de obras variadas, sendo uma delas só de trabalhos realizados por pessoas com deficiência visual.
O melhor de tudo é que, nesse período de isolamento social, aqui do Brasil ou de qualquer lugar do mundo, você pode realizar uma visita com realidade virtual e conferir, com recursos acessíveis, as obras que compõem a exposição permanente. Basta acessar este link e aproveitar a visita!
Retorno à Fundação Dorina
Enquanto estiver valendo o decreto de quarentena do Governo do Estado de São Paulo, o Centro de Memória Dorina Nowill permanecerá com a agenda de visitas fechada. No entanto, o trabalho de acervo e identificação de materiais permanece.
Estamos atuando a distância e preparando muitas novidades para a volta, inclusive uma grande homenagem ao centenário de nossa fundadora e presidente emérita, que em breve anunciaremos.
Até lá, siga todas as recomendações das organizações de saúde e visite um museu sem sair de casa! Essa é a melhor forma de fortalecer a cultura e comemorar o Dia Internacional dos Museus.