Clique no player abaixo para ouvir o depoimento da Fernanda com recursos sonoros especiais ou leia o texto na íntegra logo em seguida!
“Meu nome é Fernanda, eu tenho 15 anos e estou na 7ª série. Eu gosto de Matemática e de Educação Física. As minhas preferidas são essas.
Na minha escola só tem eu de deficiente visual. A sala de recursos é onde eu tiro as dúvidas do braille, aprendo o Soroban, leio livros em braille.
Se a escola não tivesse esse recurso ia ser mais difícil. Estudar numa escola que não tem [só] alunos com deficiência é importante porque a gente aprende a socializar e leva isso pra vida.
Meu sonho é fazer minha faculdade de Psicologia e morar no Japão, porque eu acho a cultura deles muito legal! Eu gosto da comida, dos desenhos… tem um monte chamado Monte Fuji, eu queria conhecer ele! Sei lá, quem sabe abrir uma clínica de psicologia lá? Ia ser legal!”
Dorina 100 anos
Esta é uma das 13 histórias que ilustram o Calendário Acessível 2019 da Fundação Dorina, que celebra o centenário de sua fundadora. Dorina Nowill faria 100 anos no dia 28 de maio de 2019.
Hoje, a instituição que leva seu nome oferece atendimento gratuito nas áreas de Reabilitação, Educação Inclusiva e Empregabilidade para milhares de pessoas cegas ou com baixa visão, além de possuir uma das maiores gráficas braille do mundo.