Muita gente acha que só idosos têm glaucoma – uma das principais causas da cegueira no mundo – mas ele também ocorre em crianças, sabia?
É o caso do Marcos, um das crianças atendidas gratuitamente aqui na Fundação Dorina. Quando ele nasceu, os médicos já perceberam que os olhinhos eram recobertos por uma membrana azulada. Era glaucoma congênito.
Na vida adulta, é possível prevenir o glaucoma medindo a pressão intraocular anualmente após os 40 anos.
Com apenas 17 dias de vida, ele fez a primeira de 10 cirurgias para tentar evitar a cegueira, mas perdeu toda a visão do olho direito.
Os pais ficaram assustados quando receberam a notícia. Tiveram medo de que o filho não conseguisse se desenvolver como as outras crianças.
O Marquinhos começou o atendimento aqui na Fundação Dorina em 2015, quando teve as primeiras consultas com a nossa equipe de psicólogas e pedagogas. Durante esse tempo todo, ele também teve um acompanhamento oftalmológico muito cuidadoso para manter a saúde dos olhos em dia e aferir o grau de seus óculos.
Hoje, aos seis anos, o Marquinhos está na primeira série do Ensino Fundamental em uma escola regular e tem o mesmo desempenho que as outras crianças da mesma idade.
Ele perdeu grande parte da visão, mas seus olhos brilhantes e curiosos não deixam escapar nenhuma das inúmeras descobertas que toda criança merece e precisa vivenciar nesta fase tão gostosa da vida!
Seja um doador!
O suporte especializado que a Fundação Dorina oferece é essencial para o desenvolvimento do Marcos e de muitas outras crianças com deficiência visual.
Faça uma doação online e financie nosso trabalho, ou deixe seu telefone AQUI e ligamos para você!
Sua doação pode fazer a diferença na vida de muitas crianças, jovens e adultos com deficiência visual!