Março é um mês muito especial para nós da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
Além do aniversário da instituição no dia 11, também temos o Dia Internacional da Mulher! A data nos faz lembrar da nossa fundadora, Dorina de Gouvêa Nowill, uma grande mulher que mudou a história das pessoas com deficiência visual no Brasil. Em 2019 ela faria 100 anos!
E por falar em mulheres incríveis, a Regina da Silva com certeza é uma delas! Ela nasceu com a visão aparentemente normal, mas aos cinco anos de idade, sentiu que a luz havia “se apagado” de repente. Pouco tempo depois descobriram que ela tinha nascido com catarata. Desde então, enxerga apenas uma penumbra.
Muitos achavam que, por ser cega, ela seria dependente dos outros pra sempre. Que nada! A Regina se alfabetizou em braille, concluiu o magistério e se tornou professora de História e Geografia! E não para por aí: recentemente se formou em Psicologia e já está fazendo uma pós-graduação em Psicanálise Holística! “Não vejo a hora de começar a atuar no ramo”, diz.
“Conto essa história para mostrar a importância de ter tido acesso à informação para poder saber meus direitos e lutar por eles. E isso só foi possível porque podia contar com livros em braille durante minha formação”, conta ela.
É incrível como pessoas cegas ou com baixa visão são capazes de se superar e romper as barreiras da deficiência! Não é fácil, mas com o apoio adequado, todos podem se desenvolver e levar uma vida plena!
É por isso que precisamos da solidariedade dos nossos doadores! O atendimento gratuito que oferecemos na Fundação Dorina conta com psicólogos, fisioterapeutas, educadores, oftalmologistas e instrutores especializados, sem falar da nossa produção de livros em formatos acessíveis, e manter toda essa estrutura tem um custo muito alto!
Faça parte!
A Fundação Dorina depende de doações para continuar oferecendo atendimento gratuito a milhares de pessoas com deficiência visual!
Por favor, faça uma doação clicando AQUI e nos ajude a transformar vidas!