Regina Fátima

Ler em braille é uma maravilha!

Ajude-nos a contar mais histórias como estas. Faça uma doação

Clique no player abaixo para ouvir o depoimento de Regina com recursos sonoros especiais ou leia o texto na íntegra logo em seguida!

“Adoro ler! Ler é uma das coisas que… é o meu passatempo preferido! Meu nome é Regina Fátima Caldeira de Oliveira, sou coordenadora de revisão de texto em braille da Fundação [Dorina], membro do Conselho Ibero-americano e do Conselho Mundial do Braille.

Eu nasci com glaucoma. Enxerguei alguma coisa, que eu não sei dizer quanto, até os 7 anos de idade. Eu cheguei na Fundação com 8 anos e alguns meses.

Pra mim, um dos momentos mais gostosos da minha infância era quando eu vinha para a Fundação, mas eu já passava pelo Atendimento ansiosa pra depois ir até a imprensa braille e pegar os livros de literatura pra ler.

Então, quando eu li o primeiro livro, que foi o ‘Branca de Neve e os sete anões’… gente! Foi muito bom! Foi uma experiência maravilhosa! E desde então, o meu contato com o braille sempre foi muito, muito prazeroso! Alguma coisa que realmente me realizava! E até hoje, quando eu tenho um livro em braille nas mãos é um dos momentos mais felizes da minha vida!

Eu acho que a Dona Dorina foi pioneira em muitas coisas. E nessa questão da educação, ela foi revolucionária nesse aspecto. Com relação ao braille, ela sabia da importância. Não bastava conseguir que as pessoas cegas tivessem acesso à escola, elas precisavam ter livros pra estudar.

Hoje em dia, quando a gente tem essa perspectiva de que em 2019, no primeiro dia de aula, várias crianças cegas em todo o Brasil já vão ter esses livros, então eu acho que é a realização de um sonho da Dona Dorina e que é um sonho meu também!”

Dorina 100 anos

Esta é uma das 13 histórias que ilustram o Calendário Acessível 2019 da Fundação Dorina, que celebra o centenário de sua fundadora. Dorina Nowill faria 100 anos no dia 28 de maio de 2019.

Hoje, a instituição que leva seu nome oferece atendimento gratuito nas áreas de Reabilitação, Educação Inclusiva e Empregabilidade para milhares de pessoas cegas ou com baixa visão, além de possuir uma das maiores gráficas braille do mundo.