Utilizamos cookies!

Olá! Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência dos nossos usuários e usuárias ao navegar por nossos sites. Ao continuar utilizando nossos serviços online, entenderemos que você estará contente em nos ajudar a construir uma sociedade mais inclusiva e aceitará nossos cookies.

Para conferir como cuidamos de seus dados e sua privacidade, acesse nossa Política de Privacidade.

Como Usar

O kit LEGO® Braille Bricks é formado por:

  • 1 (uma) caixa de plástico transparente com 340 peças coloridas (5 cores), cada peça representa uma letra, número ou símbolo matemático em braille e a letra convencional correspondente. Os símbolos matemáticos estão na cor branca;
  • 1 (um) separador de peças
  • 3 (três) pranchas para montar.

A utilização do material poderá variar de acordo com a criatividade do professor e do estudante, tendo em vista sempre o conhecimento dos símbolos, a formação de palavras e frases, a montagem de objetos e muitas outras atividades pedagógicas.

O recurso pedagógico LEGO® Braille Bricks não é recomendado para crianças menores de quatro (4) anos de idade devido ao risco de asfixia, o que é uma precaução semelhante com outros produtos LEGO®.

Além do tamanho adequado, os símbolos em Braille têm representação tátil, relevo perceptível e obedecem ao modelo original da cela Braille.

Primeiros passos com o LEGO® Braille Bricks

01

Reunir um grupo de crianças, incentivando-as a explorar, manusear, brincar, reconhecer sua forma, peso, tamanho dos orifícios e pontos salientes em cada uma das peças.

02

Informar e discutir com as crianças sobre a importância de aprender a ler e escrever para nossa vida, esclarecendo que as criançascegas e com baixa visão também aprendem a ler e escrever, porém por meio do Sistema Braille.

03

Identificar e explicar que cada peça é uma cela braille e corresponde a um símbolo da escrita em alfabeto convencional.

04

Incentivar as crianças a utilizar as peças para montar objetos simples, tais como: casa, robô, avião, figuras geométricas e outros.

05

Mostrar detalhadamente cada uma das peças, trabalhando os conceitos de esquerda, direita, em cima, no meio, embaixo, usando também a prancha para fixação do LEGO® Braille Bricks.

06

Ensinar algumas letras e iniciar as atividades com a letra do nome da criança.

07

Ensinar como se representa em Braille o sinal de número e os numerais de 1 a 0 (letra A a J), com o símbolo correspondente (pontos 3, 4, 5 e 6), que deve anteceder o número que se deseja representar.

08

Propor para as crianças que encontrem no ambiente outros objetos que comecem com a mesma letra que inicia o seu nome.

09

Utilizar pequenos objetos de interesse das crianças, tais como: bola, bala, pote, cubo, que depois de explorados possam formar as palavras correspondentes em Braille, fixando-as na prancha.

10

Motivar as crianças utilizando bolinhas, calendário, relógio ou outros objetos, para representar a quantidade concreta em numerais correspondentes em Braille, sempre de forma lúdica.

11

Ajudar as crianças a encaixar as peças na posição correta das letras, começando pelo lado esquerdo da prancha.

12

Explicar que, da mesma forma que acontece na escrita comum, devemos deixar um espaço entre uma palavra e outra.